PRA VOCÊ

Deus te quer como você é... Quer construir um novo ser, moldá-lo de acordo com sua vontade. Para isso, basta se entregar a Ele. Ele está sempre de braços abertos pra você.
Amanhã pode ser tarde demais, e aí, já não terá mais segunda chance. Entregue-se a Ele enquanto você pode. Você com certeza não vai se arrepender...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Espelho

"Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é.Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer."

O texto de Tiago 1.22-25 já era conhecido de mim, mas eu nunca tinha atentado pra ele, pra o tanto de ensinamentos que podemos tirar dele.
Na verdade, tudo não passa de um ciclo vicioso que começou desde que o cristianismo surgiu, na época em que Tiago escreveu esta carta, e que continua até hoje e não vai parar se continuarmos com as mesmas condutas religiosas que hoje temos.
Tiago acertou muito bem quando disse que nossa posição em relação ao Evangelho pode ser comparado com o que acontece ao olharmos nossa imagem em um espelho.
Se você se vê no espelho, vai ter todas as imperfeições que tem, e vai cuidar pra que sua aparência fique de acordo com o desejado. Mas aí, você se vira e já não sabe se seu cabelo se desarrumou enquanto tirava os olhos de espelho, e aí é preciso você voltar a ver-se pra conferir se tá tudo no seu lugar. Vamos levar isso ao nosso relacionamento com Deus. Entramos no nosso quarto, começamos a ler a Bíblia, achamos tudo muito lindo, tomamos aquilo como ensinamentos, oramos, cantamos, choramos, e até aí temos a certeza de que tudo está perfeitamente bem. Dormimos. Quando acordamos, e voltamos à nossa rotina do dia-a-dia, continuamos como se não tivéssemos tido aprendizado nenhum na devocional passada. Já andamos do mesmo modo que estávamos antes, e os "aprendizados" da devocional ficam pra trás. Saindo um pouco do plano da devocional, isso também acontece com nossos cultos, mensagens, e outras coisas. Saímos cheios de Deus, renovados, com o propósito de recomeçarmos nossas vidas. Só que quando temos a oportunidade de recomeçarmos, e colocarmos esses ensinamentos em prática, nos esquecemos. Nos esquecemos da imagem que vimos no espelho, e se faz necessário que voltemos para mais uma vez cuidarmos de nossa imagem, maltratada pela dura rotina do dia-a-dia.
Aí me pergunto: até quando iremos tratar a Bíblia como se fosse um espelho?
Quando agimos assim, nossa fé sai prejudicada, nossa vida sai prejudicada. Quantas vezes, pensamos que as coisas dão erradas por causa de Deus, por causa do nosso azar, e não prestamos atenção que isso acontece porque nós não colocamos em prática o que aprendemos nas nossa igrejas, nas nossas devocionais? Quando tratamos a Bíblia como espelho, começamos a duvidar da existência de Deus, a duvidar da veracidade e seriedade do cristianismo, porque nós não tratamos o evangelho como algo eterno, que deve ser levado como ensinamento pra toda a vida.
O versículo 25 traz uma promessa que ao mesmo tempo é um desafio.

Se verdadeiramente praticarmos a Palavra de Deus teremos liberdade e tudo o que fizermos será abençoado por Deus.

De uma forma que não conseguimos imaginar.
É esse pequeno detalhe que passa despercebido que faz a diferença. O Evangelho não é uma questão de ideologias, dogmas, filosofias ou teologias. O Evengelho é uma questão de ação, de prática. E porque esquecemos disso é que o mundo está do jeito que está. E continuamos reclamando porque achamos que nada dá certo nas nossas vidas. Quando não vemos que nossa vida já começou a dar certo quando Jesus morreu na cruz. E pode continuar dando certo, se verdadeiramente praticarmos a Palavra de Deus. Basta querer. Deus ajuda. Ele honra a quem o honra. Se tivermos amor por essa Palavra e ansiarmos por vivê-la cada segundo das nossas vidas, as coisas serão diferentes. E não mais reclamaremos, não seremos mais conformados. Mas agiremos para que o amor de Cristo inunde o mundo através de nós.
Somos fracos e tolos, mas você deixará que isso lhe deixe sentado sem fazer nada? Me mandaram uma música essa semana que uma parte da letra me chamou muita atenção, dizia assim:
"Jesus se ergueu do túmulo e você mal consegue se levantar da cama!"
Essa mensagem também é pra mim. É um desafio, que precisamos levar com amor, não como um fardo. Mas por amor a Deus, e ao mundo.

Você está pronto pra assumir o desafio de encarar o Evangelho não como espelho, mas sim praticá-lo?