E mais um ano vai se acabando. Sempre nessa época, penso em tudo o que se passou no ano e tento imaginar como será o próximo. Como eu estarei, como as pessoas ao meu lado estarão. E não chego a outra conclusão senão a de que tudo ocorre segundo o coração de Deus. Nós não temos nem ideia de como as coisas serão, nem de como estaremos. Ano passado, nesse mesmo dia, as coisas estavam tão diferentes. E eu imaginava, naquela época, um 2010 diferente. Talvez menos triste, menos sofrido. Um ano mais fácil, mais instigante. Não imaginei que sofreria pelo que sofri. Que iria passar por momentos em que não via mais uma fresta de alegria na vida. Que dificuldades eu enfretaria pra realizar coisas que pensava ser fáceis. Que desanimaria nas situações que deveria estar mais firme em Deus. Pois é, a gente pensa tanto no futuro e idealiza tanto, até parece que nós nunca vimos o provérbio "O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." [Pv. 16.9]
Mas é inevitável, é humano. Se preocupar com o futuro, pensar como as coisas estarão. Ter esperança num futuro melhor. É bom. Não é ruim tem esperança num futuro melhor. O que é ruim é deixar que essa esperança nos deixe limitados e impedidos de ver aquilo que Deus tem preparado para nós. Como isso pode acontecer? Talvez você tenha colocado como plano um determinado emprego, mas Deus lhe mostra que esse não é o plano dele, mas sim que você faça outra coisa em outro lugar. E aí, você, que se mostrou tão esperançoso em conseguir esse emprego, acha que deve tê-lo de qualquer maneira, sem ver que Deus tem outros planos para você. E aí vem a frustração, a falta de fé, a desilusão, e o mais perigoso é nos afastarmos de Deus por causa disso.
2011 vem aí.
Podemos fazer nossos planos, fazer nossas idealizações, pensar como fazer com que os erros cometidos nesse ano não se repitam no próximo. Só que, o que precisamos desejar acima de tudo é que não nos afastemos dos braços do nosso Criador. Não são poucas as oportunidades que o mundo coloca na nossa frente de nos afastarmos de Deus, buscando uma nova vida, entregue aos prazeres momentâneos da carne. Ou então, entregues à própria sorte. A Palavra de Deus diz que aquele que perseverar até o fim será salvo (Mateus 24.13). E é isso o que precisamos desejar. Não só nesse final de ano, mas nos próximos, não só pra 2011, mas para os próximos anos que estão por vir (por isso as exclamações no título dessa postagem). É isso o que precisamos desejar e buscar. Ser diferente, ser luz do mundo e sal da terra, sempre caminhando lado-a-lado com aquele que nos criou, nos sustenta até hoje, e prometeu que sempre nos sustentará.Que Deus nos oriente a tomar as decisões corretas.
Feliz Ano Novo.