PRA VOCÊ

Deus te quer como você é... Quer construir um novo ser, moldá-lo de acordo com sua vontade. Para isso, basta se entregar a Ele. Ele está sempre de braços abertos pra você.
Amanhã pode ser tarde demais, e aí, já não terá mais segunda chance. Entregue-se a Ele enquanto você pode. Você com certeza não vai se arrepender...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

1 Coríntios 15.32-34

Algo que tem me incomodado bastante nesses dias é o modo como tratamos o serviço de Deus. Paulo, em suas cartas aos Romanos e aos Coríntios fala diversas vezes acerca do amor. Amor esse que é essencial para o crescimento do reino de Deus. Amor esse que sempre deve estar presente nas nossas vidas e na comunhão entre aqueles que são filhos de Deus. Mas uma passagem que me chamou muito a atenção e me fez pensar bastante é a de 1 Coríntios 15.32-34:

"Lutei aqui em Éfeso como se lutasse contra animais selvagens. E se fiz isso somente por motivos humanos, que foi então que ganhei? Se é verdade que os mortos não ressuscitam, façamos o que diz o ditado: 'Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos.' Não se enganem, 'as más companhias estragem os bons costumes.' Voltem a viver vida séria e direita, e PAREM de pecar. Digo isso para envergonhá-los: alguns de vocês NÃO conhecem a Deus."
(NTLH)

A igreja em Corinto era como qualquer outra. Como a sua igreja, nossa igreja. Ministérios, líderes, pastores, grupos, evangelismo, enfim. E Paulo adverte o pessoal sobre a intenção de tudo aquilo que eles fazem. Ele começa falando de um trabalho que fez em Éfeso e fala que se ele estivesse ali batalhando só por causa de motivos humanos, não adiantaria nada estar fazendo aquilo. Em outras palavras, se ele trabalhasse no ministério dele por motivos humanos, tanto faz ele estar fazendo o que faz como fazendo qualquer outra coisa. Não adiantaria de nada. Seria só perda de tempo. Apenas mais uma obrigação para encher a agenda. Isso é muito sério. Quantas vezes não tratamos nossos ministérios apenas como mais uma obrigação e esquecemos a verdadeira motivação pela qual estamos fazendo o que fazemos?

Se fazemos o que fazemos só por interessantes mediocrimente humanos, é melhor que "comamos e bebamos, porque amanhã morreremos." Como disse anteriormente, se trabalhamos nos nossos ministérios apenas como obrigação, é perda de tempo. Seria melhor que curtíssemos a vida no máximo, porque a vida é curta, e logo morreremos. Pra que perder tempo com um ministério que enche minha agenda, se eu posso curtir a vida intensamente?

"As boas companhias estragam os bons costumes". Fato. Não tem nem o que comentar. Uma laranja podre no meio de várias laranjas boas faz as boas apodrecerem. Cuidado se você pensa que é forte e que não irá deixar alguém influenciar você com atitudes que desagradam a Deus. Nós nunca somos fortes o suficiente. E muito cuidado pra não ser a laranja podre que apodrece as outras. Isso não agrada a Deus nem um pouco.

A última parte dessa passagem de 1 Coríntios é a que me chamou mais a atenção pelas duras palavras que Paulo usou com os crentes de Corinto. "Voltem a viver uma vida séria e direita, e parem de pecar. Digo isso para envergonhá-los: alguns de vocês não conhecem a Deus". Se o pecado ainda se faz presente nas nossas vidas, e ao invés de lutar contra eles, eles ainda nos fazem parecer seus escravos, como podemos dizer que conhecemos a Deus? Se o conhecemos, o pecado não mais nos domina, não mais nos aprisiona. Então vamos lutar, não vamos nos conformar com o mundo. Não vamos nos conformar com a nossa situação, mas vamos nos libertar de vez do pecado. Da mediocridade, do cinismo, do conformismo, enfim. Deus nos fez livres através do sacrifício do Seu Filho. O preço foi muito caro, nós não imaginamos o quanto custou pra Deus. Se comprássemos um presente extremamente caro pro nosso amigo e este o desprezasse, e nem agradecesse a você pelo presente, como você se sentiria? Se você comprasse uma Ferrari pra dar de presente pro seu melhor amigo e ele preferisse continuar dirigindo com seu Fusca, como você se sentiria? Não brinque com Deus. A liberdade custou um alto preço, e foi-lhe dada de graça. Então vamos seguir o conselho de Paulo. Viver uma vida séria e direita. E quando ele fala em parar de pecar, ele tá falando sério. Ser humano não é desculpa. Jesus era humano e não pecou. É impossível pra nós? Sim. Até porque já nascemos como pecadores. Mas devemos seguir a Cristo. Independente de qualquer coisa. Vencer o pecado não é impossível. Você tem mais força do que imagina.

Somos mais que vencedores em Cristo Jesus [veja Romanos 8.37]. Que possamos buscar as respostas que precisamos. Se ainda não conhecemos a Deus, que possamos fazê-lo e viver em santidade. Sem santidade, niguém verá a Deus [veja Hebreus12.14]. E que possamos ser sinceros com nós mesmos e com Deus. E buscar as coisas que vêm dEle. Se tivermos o desejo de todo o coração de vivermos como Cristo viveu, iremos fazê-lo com mais facilidade do que imagina. Então que possamos desejar viver para glória de Deus.

Que Deus nos abençoe.

2 comentários:

  1. Legal! Eu estive pensando sobre isso esses dias...
    As vezes a gente se propõe a fazer parte de ministérios na igreja, e no começo é um fogo só, mas o tempo passa e acaba se tornando uma mera obrigação. Mas não tem que ser assim, na verdade não deve ser assim! Precisamos sempre buscar mais de Deus, um renovo, para podermos continuar a trabalhar da forma que o Senhor quer: de coração...
    BjUs!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Nicoli. O segredo é sempre procurarmos mais de Deus, pois o acharemos se o buscarmos de todo coração
    ;)

    ResponderExcluir